Comida ultra processada aumenta risco de câncer | TV Aracaju The Mobile Television Network

O consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, cereais ou bolos industriais, pode aumentar o risco de câncer, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal.   Segundo os especialistas da Universidade francesa de Sorbonne e ...

alimentos, rotulo, embalagem, industrializados, biscoitos, sal, doces, sódio, açúcar, ultra, processados, embutidos

Comida ultra processada aumenta risco de câncer

Publicado por: admin
18/12/2019 11:31 AM
Jim Wall / Flickr
Jim Wall / Flickr

O consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, cereais ou bolos industriais, pode aumentar o risco de câncer, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal.

 

Segundo os especialistas da Universidade francesa de Sorbonne e da Universidade de São Paulo, no Brasil, que desenvolveram o estudo publicado na quarta-feira no British Medical Journal, este tipo de alimento é 50% do consumo da dieta de uma pessoa em alguns países desenvolvidos.

 

Os investigadores observaram um acréscimo de 10% no consumo de alimentos altamente processados e que foi associado a um aumento de 12% no risco de câncer, especialmente o câncer da mama no caso das mulheres.

 

As conclusões basearam-se numa sondagem a 104.980 adultos franceses saudáveis, com idade média de 43 anos, que foram analisados pelo consumo de até 3.300 diferentes tipos de alimentos.

 

Os alimentos foram agrupados de acordo com o nível em que foram processados e os adultos foram convidados a indicar se, em qualquer momento, tinham sido diagnosticados com câncer.

 

Os investigadores também levaram em consideração fatores de risco como idade, género ou se eram fumadores e tinham história familiar de câncer.

 

Embora tenha sido encontrada uma associação entre alimentos processados e câncer, não houve vínculo significativo no caso de alimentos menos processados, como legumes enlatados, queijos ou pão fresco.

 

O consumo de alimentos frescos e minimamente processados, como vegetais, frutas, arroz, massas ou carne fresca, foi associado a um menor risco geral de câncer, segundo os especialistas.

 

“Até onde sabemos, este estudo é o primeiro a investigar e destaca o aumento do risco global de câncer – e especificamente da mama – associado ao consumo de alimentos ultraprocessados“, observam os autores.

 

Os investigadores ressalvam, no entanto, que é um estudo apenas de observação e não há conclusões definitivas sobre o vínculo entre esses alimentos e o câncer. Esses alimentos geralmente contêm altos níveis de gordura saturada, açúcar e sal e menos fibras.

 

Fonte: Planeta ZAP/Lusa

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar