Tecnologia Toshiba deteta câncer a partir de uma gota de sangue | TV Aracaju The Mobile Television Network

A empresa japonesa Toshiba anunciou hoje ter desenvolvido tecnologia para detetar até 13 tipos de cancro em fase inicial a partir da análise de apenas uma gota de sangue.   A nova tecnologia, que analisa as micromoléculas de ácido ribonucleico (micro-A...

câncer, sangue, exame, tecnologia

Tecnologia Toshiba deteta câncer a partir de uma gota de sangue

Publicado por: admin
21/12/2019 07:05 AM
Ian Humes / Flickr
Ian Humes / Flickr

A empresa japonesa Toshiba anunciou hoje ter desenvolvido tecnologia para detetar até 13 tipos de cancro em fase inicial a partir da análise de apenas uma gota de sangue.

 

A nova tecnologia, que analisa as micromoléculas de ácido ribonucleico (micro-ARN) presentes no sangue, demonstrou nos testes realizados até agora uma eficácia de 99% na deteção de cancros em fase inicial, anunciou em comunicado a empresa especializada em eletrónica.

 

De acordo com a informação divulgada pela Toshiba, o dispositivo pode diagnosticar os cancros gástrico, esofágico, pulmonar, do fígado, do sistema biliar, do pâncreas, do intestino, dos ovários, da próstata, da vesícula, da mama, o sarcoma (tipo de cancro que pode surgir em vários tecidos do organismo) e o glioma (cancro que atinge o cérebro e a medula espinal) em menos de duas horas e com um custo médio por análise de cerca de 165 euros.

 

O novo sistema de diagnóstico, que irá entrar em período de testes intensivos durante 2020 para “alcançar uma rápida aplicação nos serviços de saúde” foi desenvolvido em colaboração com o Centro Nacional de Investigação sobre Cancro do Japão e a Universidade Médica de Tóquio, adianta o comunicado da Toshiba.

 

A empresa adiantou hoje que irá anunciar mais detalhes sobre a nova tecnologia durante o encontro anual da Sociedade de Biologia Molecular japonesa, marcada para entre 3 e 8 de dezembro na cidade de Fukuoka, sul do Japão.

 

Fonte: Planeta ZAP / Lusa

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar