Consumo excessivo de ovos pode aumentar risco de diabetes | TV Aracaju The Mobile Television Network

Uma nova investigação, realizada por uma equipa da University of South Australia (UniSA), mostrou que o consumo excessivo de ovos pode aumentar o risco de diabetes.   De acordo com o SciTechDaily, este trabalho de investigação, que analisou dados de 19...

noticias, reportagens, jornalismo, video, documentario, reportagens, artigos

Consumo excessivo de ovos pode aumentar risco de diabetes

Publicado por: admin
18/11/2020 05:04 PM
Courtesy Pixaby
Courtesy Pixaby

Uma nova investigação, realizada por uma equipa da University of South Australia (UniSA), mostrou que o consumo excessivo de ovos pode aumentar o risco de diabetes.

 

De acordo com o SciTechDaily, este trabalho de investigação, que analisou dados de 1991 a 2009, é o primeiro a avaliar o consumo de ovos numa grande amostra de adultos chineses. O estudo foi realizado por uma equipa da University of South Australia (UniSA) em parceria com a China Medical University e a Qatar University.

 

O artigo científico, publicado recentemente no British Journal of Nutrition, indica que as pessoas que consumem regularmente um ou mais ovos por dia, o equivalente a 50 gramas, têm um risco aumentado de diabetes em 60%.

 

Há dados que indicam que o consumo médio de ovos por dia é de 65g na Europa, 43g na América, 56g na Ásia, 93g em África e de 20g na Oceânia (incluindo a Austrália). Com a prevalência de diabetes na China a ultrapassar os 11%, situando-a acima da média global que é de 8,5%, a diabetes tornou-se um sério problema de saúde pública.

 

Ming Li, epidemiologista e especialista em saúde pública da UniSA, referiu que o aumento da diabetes é uma preocupação crescente, especialmente neste país asiático, onde as mudanças na dieta tradicional estão a afetar a saúde.

 

“A dieta é um fator conhecido e modificável que contribui para o início do diabetes tipo 2, portanto, é importante compreender a gama de fatores dietéticos que podem impactar a prevalência crescente da doença. Embora a associação entre comer ovos e a diabetes seja frequentemente debatida, este estudo teve como objetivo avaliar o consumo de ovos pelas pessoas a longo prazo e o risco de desenvolver a diabetes”, explicou o investigador.

 

Segundo Ming Li, um consumo maior de ovos a longo prazo (mais de 38 gramas por dia) aumentou o risco de diabetes entre os adultos chineses em aproximadamente 25%. “Os adultos que comiam regularmente muitos ovos (mais de 50 gramas, ou o equivalente a um ovo por dia) tiveram um risco aumentado de diabetes em 60%.”

 

Apesar de os resultados sugerirem que um maior consumo de ovos está associado ao risco de diabetes em adultos, o especialista defende que são necessários mais estudos para explorar as relações causais.

 

Fonte: Planeta ZAP //

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados