Saúde do Homem: Próstata | TV Aracaju The Mobile Television Network

Sua Próstata pode estar precisando de mais atenção   Embora as mulheres saibam que terão que passar pela menopausa um dia ou outro, os homens não têm ideia do que esperar. Eles não sabem que inevitavelmente sofrerão de um inchaço lento e progressivo da...

saúde, diabetes, cardiologia, ginecologia, planos, endocrinologia, nutrição, glicose

Saúde do Homem: Próstata

Publicado por: admin
29/01/2021 08:19 PM
Courtesy Pixaby
Courtesy Pixaby

Sua Próstata pode estar precisando de mais atenção

 

Embora as mulheres saibam que terão que passar pela menopausa um dia ou outro, os homens não têm ideia do que esperar. Eles não sabem que inevitavelmente sofrerão de um inchaço lento e progressivo da próstata. Não sabem que, se nada for feito, terão que dizer ao médico que estão ficando "impotentes", que estão perdendo a masculinidade e que os distúrbios urinários estão destruindo cada vez mais suas vidas. É, portanto, mais do que tempo de sair da ignorância e assumir a liderança no enfrentamento desta "doença" que atinge o mais próximo do íntimo.

 


O envelhecimento inexorável da próstata
A próstata está no centro do sistema reprodutor masculino, tanto anatômica quanto funcionalmente. Composto por 20% de tecido muscular e 30% de cavidades, desempenha um papel importante na constituição dos espermatozoides e está no centro do sistema hormonal.

 


Seu envelhecimento é resultado de fatores genéticos e ambientais aos quais o organismo está sujeito. Este envelhecimento assume um rumo bastante invulgar: quanto mais os anos passam, mais cresce. Esse aumento de volume corresponde, na literatura médica, à hiperplasia benigna da próstata., anteriormente denominado adenoma da próstata. Considerada uma patologia benigna, levanta a questão da normalidade: a partir de quando, um conjunto de sintomas corresponde a uma patologia e não a uma situação normal ligada ao envelhecimento? Porque as estatísticas são muito claras (4) :


- Aos 40, você tem cerca de 20% de chance de ser afetado.
- Aos 60 anos, esse percentual sobe para 70%.
- Aos 90 anos, os autores concordam em dizer que todos os homens são atingidos pela "patologia".

 


Em outras palavras, essa suposta “doença” seria um fenômeno inevitável na vida de um homem. Não importa o que aconteça, e enquanto viver até a velhice, sofrerá de hiperplasia benigna da próstata. O que parece menos óbvio é determinar a idade, a partir da qual começarão os sintomas dessa doença, desse envelhecimento "normal". As estatísticas acima mostram que algumas próstatas envelhecem melhor do que outras. Se ninguém parece conseguir escapar, parece óbvio que temos alguma margem de manobra para adiar o prazo, retardar o envelhecimento da próstata e protegê-la dos ataques que sofre ao longo da vida. E essa economia de tempo é muito importante, porque o que conta quando você vive mais velho é poder desfrutar de todas as suas capacidades intelectuais e físicas. Estamos falando de expectativa de vida saudável, que vem diminuindo há vários anos, ao contrário da própria expectativa de vida. E o mínimo que se pode dizer é que a hiperplasia prostática benigna contribui para isso.

 


Sintomas incômodos de hiperplasia benigna da próstata
A fisiopatologia da hiperplasia prostática benigna ainda não é bem conhecida, mas sabe-se que ela gera diversos sintomas incômodos (6) :


- Frequência anormalmente alta de micção, especialmente à noite.
- Incontinência urinária por urgência (necessidades repentinas e urgentes).
- Atrasos no início.
- Um jato fraco.
- Interrupções frequentes da micção (o que é feito empurrando).
- Quedas atrasadas.
- Uma sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

 


Também existem sintomas relacionados à disfunção erétil . É dentro da próstata que o esperma, sob pressão, se acumula pouco antes da ejaculação. É por esta razão em particular que causa problemas sexuais nos homens quando é volumoso. Correlacionado com a queda gradual da testosterona (o nível de testosterona produzida pelo testículo diminui regularmente com a idade, de 1 a 2% ao ano a partir dos 40 anos (1), contribui para o aparecimento destes diferentes sintomas:

 


• Diminuição da força e massa musculares (a perda estimada é de 40% entre 20 e 80 anos) 2 .
• Uma diminuição dos pelos pubianos e axilares.
• Aumento da sudorese e ondas de calor.
• Uma diminuição no tamanho dos testículos.
• Alteração em todas as fases da relação sexual (3) : - A ereção demora mais para se obter e requer maiores estímulos.
- As secreções que precedem a ejaculação são reduzidas.
- O orgasmo é mais curto.
- A expulsão do sêmen é menos importante e menos direta.
- O retorno ao normal do pênis é mais rápido e o período refratário, período após a ejaculação durante o qual o orgasmo é impossível, é mais longo.

 


As primeiras alterações na próstata ocorrem aos 30 anos . Mas essas mudanças não irão desencadear sintomas até a idade de 50 anos em 1 em cada 2 homens . Em pessoas com mais de 60 anos, os distúrbios miccionais representam quase 50% dos problemas de saúde. Além disso, após essa idade, o procedimento mais comum é a prostatectomia.


Tratamentos alternativos sobre os quais não falamos
Até 10 anos atrás, havia quase apenas 2 tratamentos oficiais: vigilância e tratamento cirúrgico. Concretamente, contentámo-nos em aguardar o momento em que os sintomas se tornassem insuportáveis ​​para prosseguir com a intervenção cirúrgica, eficaz mas repleta de efeitos secundários. Hoje, surgiram duas terapias medicamentosas. Eles reduzem os sintomas associados à hiperplasia benigna da próstata ... mas causam outros! Entre os efeitos colaterais, estão as ejaculações retrógradas (em direção à bexiga), perda da virilidade e diminuição do volume do esperma .


Os preparados fitoterápicos são obviamente as "drogas" mais antigas, mas seu uso permanece controverso. Apesar da publicação de inúmeros trabalhos reconhecidos internacionalmente, os tratamentos fitoterápicos nem sempre aparecem no arsenal terapêutico oferecido pelos médicos. Descubra o porquê ...

 

O leitor informado, por outro lado, sabe que essas preparações à base de ervas são diabolicamente eficazes e têm efeitos colaterais limitados. Infelizmente, esse tipo de leitor é bastante raro. A grande maioria dos homens se contenta em ouvir passivamente a mídia e os conselhos de seu médico de família. Proteger sua independência e masculinidade não está entre suas prioridades ... até um dia, quando sintomas estranhos surgirem. Os mesmos sintomas listados anteriormente. Quando você admitir que realmente existe um problema e chegar o momento de finalmente decidir-se a revelar tudo a um médico, a próstata terá aumentado ainda mais e os sintomas piorarão.

 

O médico irá examiná-lo e confirmar que, sim, você tem todos os sinais de hiperplasia benigna da próstata. Alguns exames depois, incluindo o famoso exame retal digital, ele saberá se você precisa ser tratada com medicamentos, cirurgias ou se tem que esperar até que seus sintomas piorem para que algo possa ser feito por você. Alguns deles, raros, liberados de um remédio centrado em si mesmo, falarão sobre vários produtos naturais. Mas para a grande maioria das pessoas que não se beneficiarão com este conselho, sentimos que é nosso dever mencioná-lo a vocês, estudos científicos para apoiá-lo. Aqui está uma seleção dos 5 melhores produtos fitoterápicos para combater o aumento do tamanho da próstata e reduzir os sintomas associados ao envelhecimento.


- Saw Palmetto berries . Dezenas de estudos concluíram que o saw palmetto reduziu significativamente os sintomas de hiperplasia benigna da próstata. Tão eficazes quanto muitos medicamentos, mas desprovidos de seus efeitos colaterais (e são muitos!), As bagas são essenciais (8-14) .
- O pygeum . Também conhecido como ameixa africana, o pygeum também é indicado para aliviar os sintomas associados à hiperplasia benigna da próstata. Desde a década de 1970, estudos que corroboram essa tese têm espalhado a comunidade científica (15) .
- Beta-sitosterol. Esse tipo de fitosterol melhora principalmente o fluxo urinário e, portanto, proporciona algum alívio (16) .
- Raízes de urtiga . Numerosos estudos demonstraram que raízes de urtiga, tomadas como um extrato padronizado, aliviaram distúrbios urinários associados à hipertrofia prostática benigna (17-20) .

 


Para sintomas leves a moderados, ou apenas como medida preventiva, você pode tirar proveito desses produtos naturais individualmente ou se beneficiar de uma fórmula sinérgica que os contém todos, como ProstaNatural Formula. Para atrasar o prazo, você também tem várias medidas preventivas:


- Mantenha uma atividade física absolutamente adaptada à sua condição. A inatividade física contribui claramente para a hiperplasia prostática benigna (21, 22) .
- Adote uma dieta responsável . Como você já sabe, a dieta tem um papel fundamental no envelhecimento do corpo e isso também se aplica à próstata. Consumir alimentos ricos em antioxidantes sem moderação(frutas, vegetais, nozes, etc.), livre de pesticidas e evite o excesso de proteína animal, açúcar e ácidos graxos saturados conhecidos por acelerar o envelhecimento.

 

- Reserve um tempo para esvaziar bem a bexiga a cada micção e prefira a posição sentada, caso isso não o incomode. Estabeleça uma rotina planejando os horários de urinar, por exemplo, em horários mais ou menos fixos (ao acordar, após uma refeição, etc.) ou a cada 4 horas.

 

- Não reduza o consumo diário de água, mas você pode distribuí-la melhor reduzindo a ingestão à noite se já tiver sintomas. Modere o consumo de álcool, que diminui a sensação de ter que urinar, e de café, que tende a inchar a próstata.

 

"Nós envelhecemos como vivemos"
Problemas de próstata são particularmente angustiantes para homens com mais de 50 anos. A maioria lamenta não ter se dado ao trabalho de cuidar desse corpo discreto. Quando questionados, todos dizem que os problemas de próstata afetam apenas uma parte da população masculina, os infelizes. Se eles soubessem ... E você, que agora sabe, agora vai cuidar da sua próstata?

 


Referências
1. Harman SM, Metter EJ, Tobin JD, Pearson J., Blackman MR: efeitos longitudinais do envelhecimento no soro total e nos níveis de testosterona livre em homens saudáveis. Baltimore Longitudinal Study of Aging. J Clin Endocrinol Metab, 2001, 86, 724-731
2. Fleg JL, Lakatta EG: Papel da perda muscular na redução associada à idade no VO2 máx. J Appl Physiol, 1988, 65, 1147-1151.
3. Mestre WH, Johnson VE: Resposta sexual humana. Boston: Little Brown, 1976.
4. Hermann M, Untergasser G, Rumpold H, Berger P. Aging of the male reproductive system. Exp Gerontol 2000; 35: 1267-79.
5. Ho CK, Habib FK. Sinalização de estrogênio e androgênio na patogênese da HBP. Nat Rev Urol 2011; 8: 29-41.
6. Abrams P, Capple C, Khoury S, Roehrborn C, de la Rosette J, International Scientific C. Avaliação e tratamento de sintomas do trato urinário inferior em homens idosos. J Urol 2009; 181: 1779-87.
7. Bastien L, Fourcade RO, Makhoul B, Meria P, Desgrandchamps F. Benign prostatic hyperplasia. EMC - Urology 2011: 1-13 [Artigo 18-550-A-10]
8. Wilt TJ, Ishani A, et al. Extratos de Saw Palmetto para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata: uma revisão sistemática. JAMA 1998 11 de novembro; 280 (18): 1604-9.
9. Boyle P, Robertson C, et al. Meta-análise de ensaios clínicos de permixon no tratamento da hiperplasia benigna da próstata sintomática. Urology, abril de 2000; 55 (4): 533-9.
10. Gordon AE, Shaughnessy AF. Saw Palmetto para doenças da próstata. Am Fam Physician. 15 de março de 2003; 67 (6): 1281-3. Reveja. Texto completo: www.aafp.org
11. Boyle P, Robertson C, et al. Meta-análise atualizada de ensaios clínicos de extrato de Serenoa repens no tratamento da hiperplasia benigna da próstata sintomática. BJU Int. Abril de 2004; 93 (6): 751-6.
12. Gerber GS, Fitzpatrick JM. O papel de um extrato lipido-esterólico de Serenoa repens na gestão dos sintomas do trato urinário inferior associados à hiperplasia prostática benigna. BJU Int. Agosto de 2004; 94 (3): 338-44. Reveja.
13. Buck AC. Existe uma base científica para os efeitos terapêuticos de serenoa repens na hiperplasia benigna da próstata? Mecanismos de ação. J Urol. Novembro de 2004; 172 (5 Pt 1): 1792-9. Reveja.
14. Fong YK, Milani S, Djavan B. Papel da fitoterapia em homens com sintomas do trato urinário inferior. Curr Opin Urol. Janeiro de 2005; 15 (1): 45-8. Reveja.
15. Wilt T, Ishani A, et al. Pygeum africanum para hiperplasia benigna da próstata. Cochrane Database Syst Rev 2002; (1): CD001044.
16. Wilt T, Ishani A, et al. Beta-sitosterols para hiperplasia benigna da próstata. Cochrane Database Syst Rev. 2000; (2): CD001043. Reveja.
17. Metzker H, Kieser M, Hölscher U. Wirksamkeit eines Sabal-Urtica-kombinationspraparates bei der behandlung der benignen prostatahyperplasie (BPH). Urologe 1996; 36 (4): 292-300.
18. Lopatkin N, Sivkov A, et al. Eficácia e segurança em longo prazo de uma combinação de sabal e extrato de urtica para sintomas do trato urinário inferior - um estudo multicêntrico, duplo-cego e controlado por placebo. World J Urol. Junho de 2005; 23 (2): 139-46.
19. Sokeland J, Albrecht J. Combination of Sabal and Urtica extract vs. finasterida na hiperplasia benigna da próstata (estágios I a II de Aiken). Comparação da eficácia terapêutica em um estudo duplo-cego de um ano] Urologe A. 1997 Jul; 36 (4): 327-33. Alemão.
20. Eficácia e segurança de uma combinação de extrato de sabal e urtica nos sintomas do trato urinário inferior. Um estudo duplo-cego randomizado contra tansulosina. Engelmann U, Walther C, et al. Arzneimittelforschung. 2006; 56 (3): 222-9.
21. Parsons JK. Fatores de risco modificáveis ​​para hiperplasia prostática benigna e sintomas do trato urinário inferior: novas abordagens para problemas antigos. J Urol. Agosto de 2007; 178 (2): 395-401. Epub 2007 de 11 de junho. Revisão.
22. Lagiou A, Samoli E, et al. Atividade física ocupacional em relação ao câncer de próstata e hiperplasia benigna da próstata. Eur J Cancer Prev. Agosto de 2008; 17 (4): 336-9.


Fonte Original: https://www.nutranews.org/sujet.pl?id=1347

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados