BREVE: Vacina contra a covid-19 em spray nasal com vários benefícios | TV Aracaju The Mobile Television Network

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma intra-nasal.   Uma equipe de investigador...

covid-19, vacina, spray

BREVE: Vacina contra a covid-19 em spray nasal com vários benefícios

Publicado por: admin
20/09/2021 04:10 PM

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma intra-nasal.

 

Uma equipe de investigadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, desenvolveu uma vacina que pode ser administrada através de inalação.

 

Num estudo publicado na revista iScience, os cientistas mostraram que, quando administrada a ratos, a vacina intra-nasal mostrou-se segura e capaz de fornecer uma imunidade rápida contra a covid-19.

 

“[Este tipo de] vacinação pode estimular a imunidade sistémica e mucosa”, referiu Navin Varadarajan, principal autor do artigo.

O investigador destacou ainda que esta vacina também “tem a vantagem de ser um procedimento não invasivo adequado para a imunização de grandes populações”.

 

De acordo com os autores, existem muitos benefícios em receber a vacina através da via nasal, como tal, não é surpreendente que esta não seja a primeira equipa a tentar desenvolve-la.

 

Também os especialistas da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, conseguiram vacinar ratos e furões contra a covid-19 com um spray nasal. No mês passado, uma equipa de investigadores da Universidade Lancaster, no Reino Unido, também fez o mesmo sucesso.

 

Na Finlândia, informa o IFL Science, os investigadores já estão um passo à frente e esperam conseguir iniciar testes em humanos em breve, depois de outra vacina intra-nasal ter mostrado um bom desempenho em testes pré-clínicos.

 

A emergência na utilização de um spray nasal como método para vacinar a população pode-se justificar com o facto da covid-19 se espalhar através da respiração de gotículas que circulam no ar.

 

Isto significa que o nariz e a boca são as portas de entrada para o vírus, por isso, se uma vacina for capaz de criar uma resposta imunológica no muco, qualquer potencial infeção por covid-19 poderia ser travada mesmo antes mesmo de se instalar no corpo.

 

“As vantagens das vacinas intra-nasais incluem a administração sem agulha, a entrega do antígeno ao local da infeção e a elicitação da imunidade da mucosa no trato respiratório”, referem os professores de imunologia Frances Lund e Troy Randall – dois dos investigadores envolvidos na vacina de Houston – numa perspetiva científica apresentada em julho.

 

Outro aspeto positivo deste método de administração de vacinas é que estas são muito mais acessíveis. Numa altura em que vários países do mundo ainda se encontram com o processo de vacinação bastante atrasado, uma vacina que pode ser administrada através do nariz pode facilitar bastante o processo logístico.

 

Por outro lado, também pode haver pontos negativos relativamente ao uso desta vacina. Varadarajan refere que “a razão pela qual ainda não se viu uma vacina destas no mercado é por ser mais difícil de obter uma boa resposta imunológica“.

 

Originalmente Publicado por: Planeta ZAP

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar