Supressão de árvores garante segurança à população de Aracaju | TV Aracaju The Mobile Television Network

Com o objetivo de oferecer maior segurança aos cidadãos e preservar o meio ambiente, a Prefeitura de Aracaju, através da integração da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza o serviço de supressã...

aracaju, prefeitura, saude, saneamento, educação, transportes, segurança

Supressão de árvores garante segurança à população de Aracaju

Publicado por: admin
23/04/2018 04:48 PM
Ascom PMA
Ascom PMA

Com o objetivo de oferecer maior segurança aos cidadãos e preservar o meio ambiente, a Prefeitura de Aracaju, através da integração da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza o serviço de supressão arbórea em vários pontos da capital.

 

De acordo com o secretário da Sema, César Viana, para realizar a supressão e também a poda de árvores é necessário obter uma autorização ambiental. "Após verificada a necessidade de realizar o procedimento através  de uma análise in loco por uma equipe de biólogos agrônomos e engenheiros ambientais, é dada a autorização" disse. Após a retirada dessa árvore, é necessário fazer a reposição. "Também exigimos a compensação ambiental para que a árvore seja reposta com outra espécie,".

 

A retirada de árvores é executada quando esta atinge a sua idade fisiológica, levanta calçadas a ponto de prejudicar a mobilidade urbana e oferece riscos de quedas. Em casos de supressão em residências, o proprietário deve contratar uma empresa cadastrada junto à Sema para fazer a retirada e descartar em local adequado.

 

Para o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, a execução do serviço é de suma importância, "Quando isso não acontece, as árvores com problemas de cupim, ocas ou em outras situações provocam acidentes, podendo machucar as pessoas, principalmente nos períodos chuvosos, quando já se tem maior probabilidade de queda das árvores", explicou. Esse procedimento é realizado por uma empresa terceirizada, contratada pela Emsurb. Os equipamentos necessários para fazer a supressão são feitos por meio de caminhões caçambas e motosserras. Todo o material coletado vai para aterros sanitários ambientalmente autorizados.

 

A lei municipal 1.789/ 92 diz que "É proibido podar, cortar, derrubar, remover ou sacrificar árvores da arborização pública, sendo estes serviços de atribuição específica da prefeitura, em conjunto com a Emsurb". Ao descumprir as normas, a pessoa pode ser autuada por crime ambiental, o valor da multa dependerá do tipo de infração que pode de R$ 1 mil a R$ 1 milhão.

 

Denúncia

As denúncias podem ser feitas através do telefone da Ouvidoria Geral, 1622 ou aqui nesse site www.aracaju.se.gov/ouvidoria e pelos telefones de atendimento da Sema, (79) 3215-4178  e  (79) 9-81492497.

 

 

Fonte: PMA

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados