Cerca de 58% dos alunos da rede pública têm rendimento abaixo da média em matemática, segundo pesquisa | TV Aracaju The Mobile Television Network

Levantamento na plataforma Matific com quase 36 mil estudantes brasileiros revela que 41,1% dos estudantes da educação privada também estão com desempenho ruim na disciplina  São Paulo, agosto de 2017 – A dificuldade no aprendizado da matemática afeta ...

educação, corrupção, desvio, verbas, estudantes, analfabetismo, cidadania

Cerca de 58% dos alunos da rede pública têm rendimento abaixo da média em matemática, segundo pesquisa

Publicado por: Editor
18/08/2017 08:26 AM

Levantamento na plataforma Matific com quase 36 mil estudantes brasileiros revela que 41,1% dos estudantes da educação privada também estão com desempenho ruim na disciplina
 

São Paulo, agosto de 2017 – A dificuldade no aprendizado da matemática afeta mais da metade dos alunos da rede pública de ensino no Brasil, desde a educação infantil até o sexto ano. Segundo levantamento inédito na plataforma Matific com quase 36 mil estudantes, 58,6%% dos discentes matriculados no ensino fundamental estão abaixo da média na disciplina.


 
O estudo foi feito com base no desempenho dos alunos dentro da plataforma Matific, sistema de jogos matemáticos utilizado por cerca de 100 mil estudantes brasileiros, de 250 colégios públicos e privados em todo o País.


 
A pesquisa considerou o volume de erros e acertos apresentados nos primeiros seis meses pelos alunos de 4 a 11 anos nos exercícios digitais aplicados em salas de aula, de janeiro a julho de 2017. A plataforma conta com 1,6 mil jogos educacionais de matemática e possui uma média de 50 mil jogos executados por dia nos colégios brasileiros.


 
Já nos colégios particulares, o desempenho dos alunos não diferente muito do verificado na rede pública. O levantamento mostra que 41,1% dos estudantes também apresentam desempenho abaixo da média em matemática.


 
Por outro lado, quase 14% dos alunos da rede particular tiveram desempenho máximo, com quase 100% de acerto nos exercícios propostos. E, nos colégios públicos, a nota máxima foi obtida por cerca de 8% dos estudantes.


 
Para a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil, o estudo mostra um cenário preocupante da matemática no Brasil, que se assemelha muito com os dados de avaliações oficiais do governo. “Se o ensino da matemática continuar baseado em decorar e memorizar, os alunos continuarão a ter desempenhos abaixo da média”, comenta.


 
“Tecnologias como a da Matific promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajá-los em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”, acrescenta.


 
Ana Paula lembra ainda que os jogos educacionais fornecem aos professores dados de desempenho de seus alunos em tempo real. “Isso permite que o professor personalize as atividades de acordo com o momento de aprendizagem de cada aluno”, conclui.


 

Performance em Matemática
Tipo Desempenho
Escolas Públicas 58,60% 32,66% 8,74%
Escolas Privadas 41,10% 45,36% 13,54%
  Abaixo da Média Na Média Acima da Média


 
Jogos educacionais elevam desempenho dos alunos pela matemática


 
Um estudo conduzido pela Universidade de Sidney, na Austrália revelou um aumento de 34% no desempenho do alunos em provas finais após um ano de uso da plataforma Matific. Em Israel, o nível de interesse pela matemática foi 33% maior nos estudantes que usam a Matific em comparação com os que não utilizam.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados