Prefeitura cede equipamentos e estimula produção audiovisual em Aracaju | TV Aracaju The Mobile Television Network

ARACAJU (04/10) - Da Assessoria - Espaço de fomento do audiovisual, o Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, equipamento da Prefeitura de Aracaju vinculado à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), retomou neste semestre a política de ...

cinema, arte, teatro, cena, trailer, filme, vídeo, lançamento, critica, comédia, series, classicos

Prefeitura cede equipamentos e estimula produção audiovisual em Aracaju

Publicado por: admin
04/10/2019 02:42 PM
Divulgação
Divulgação

ARACAJU (04/10) - Da Assessoria - Espaço de fomento do audiovisual, o Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, equipamento da Prefeitura de Aracaju vinculado à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), retomou neste semestre a política de cessão de equipamentos, para alunos e produtores, de modo a desenvolver o segmento, não apenas na capital, mas em todo o Estado.



Devido ao entrave que havia, e ainda existe em alguns núcleos no Brasil, essa política estava suspensa. "O NPD também foi criado para cessão de equipamentos, pela ideia de democratização do acesso. Estudamos e identificamos uma solução que era ceder, mas com um aparato que salvaguardasse os equipamentos. Entramos em contato com o coronel Luís Fernando [secretário municipal da Defesa Social e Cidadania] e ele garantiu que, a partir de uma agenda que a enviaremos para a GMA, teremos a guarda para onde os equipamentos forem”, explica o presidente da Funcaju, Cassio Murilo Costa.



O problema era uma questão que atingia não somente o NPD de Aracaju, mas os demais núcleos do país. No entanto, o perfil do Núcleo Orlando Vieira em 2006, quando foi criado pelo atual prefeito Edvaldo Nogueira, era o fomento. “A cessão de equipamento era algo que se fazia na gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira. Por este motivo, quando buscamos retomar essa prática recorremos à própria história do NPD. Havia um impasse nacional e nenhum núcleo conseguiu desatar esse nó e estava gerando um ruído. A atitude do NPD de Aracaju está solucionando uma questão dos núcleos de todo o país”, destacou a coordenadora do NPD Orlando Vieira, Graziele Ferreira.



Segundo a coordenadora, o passo dado é um salto significativo. “Para se ter uma ideia, muitos núcleos pelo Brasil passaram a ser vinculados a Institutos Federais, uma maneira que eles encontraram para sobreviver. No entanto, os equipamentos são de uso exclusivo dos alunos dessas instituições. O que estamos fazendo com a atitude do NPD Orlando Vieira é voltar a democratizar o acesso”, ressalta Graziele.



Fomento da produção

Um dos beneficiados com o retorno da cessão foi o estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe (UFS), André Coelho. Apesar de a Universidade conceder alguns equipamentos, para ele, os do Núcleo, além de estarem em melhor estado de conservação, têm uma qualidade maior para o que ele desejava produzir.



“Eu estava produzindo um documentário para a universidade, mas, quando procurei saber, o NPD ainda não tinha retomado o empréstimo de equipamentos. Logo que soube que voltou, fiz questão de correr atrás. Além do equipamento, temos auxílio técnico que nos ajuda muito na composição. Comecei o documentário em junho e acabei fazendo também um vídeo para a internet, gravei e editei no NPD”, contou.



André Coelho, que já tem formação de designer gráfico, começou o interesse por audiovisual no NPD. Lá, ele foi um dos alunos de cursos como os de vídeo para internet e vídeo documentário. Como desfecho, foi um dos produtores do vídeo documentário “13 Noites com Antônio”, filme exibido durante a trezena de Santo Antônio.



“Foi fundamental saber que eu podia contar com o NPD. Fiz o primeiro curso mais por curiosidade, fiz outros cursos e depois, em janeiro deste ano, voltei como assistente do professor. Hoje, o que eu sei de câmera, edição, aprendi no Núcleo. Graças ao que o NPD me proporcionou, tenho uma visão do que posso fazer e como fazer. Foi um divisor de águas que, inclusive, tem aberto portas para alguns trabalhos”, destaca André.



Solicitação

Para obter a cessão dos equipamentos do NPD é preciso seguir algumas regras, como explica o presidente da Funcaju. “Tem um conjunto de normas, de recomendações, todas elas baseadas na Lei 8.666 e na lei da administração geral. As pessoas assinam um termo de responsabilidade e durante o período em que estiverem com o equipamento serão responsáveis por ele. A Guarda vai acompanhar os alunos ou produtores junto com os equipamentos para impedir um extravio, um roubo”, salienta Cássio Murilo.



Os interessados têm que fazer a solicitação com 30 dias de antecedência através do email nucleopdov@gmail.com . Assim que a solicitação for recebida, a equipe do NPD responderá com um questionário de modo a se especificar para quais fins o equipamento será utilizado.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados