Governo extingue mais de 27,5 mil cargos efetivos | TV Aracaju The Mobile Television Network

Entre os cargos estão o de discotecário, técnico de móveis e esquadrias, locutor e seringueiro   Por Vinícius Brandão O governo federal extinguiu, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União, mais de 27.500 cargos efetivos do seu quadro...

politica, vereadores, policia, prefeito, governador, presidente, candidato, pesquisas, eleições

Governo extingue mais de 27,5 mil cargos efetivos

Publicado por: admin
24/12/2019 02:19 PM
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Entre os cargos estão o de discotecário, técnico de móveis e esquadrias, locutor e seringueiro

 

Por Vinícius Brandão

O governo federal extinguiu, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União, mais de 27.500 cargos efetivos do seu quadro de pessoal. Entre os cargos estão o de discotecário, técnico de móveis e esquadrias, locutor e seringueiro. A medida, segundo o Ministério da Economia, tem o objetivo de organizar a estrutura das carreiras no serviço público.

 

Foram analisados aproximadamente 500 mil cargos para identificar os que não são mais condizentes com a realidade da atual força de trabalho federal. Segundo um levantamento da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), 14.227 cargos já estavam desocupados. Além disso, existem 13.384 cargos que estão ocupados. Neste caso, a extinção vai ocorrer quando essas pessoas se aposentarem, por exemplo.

 

Entre os órgãos que serão mais impactados com a medida, está o Ministério da Saúde. Na pasta vai ocorrer a diminuição de 22.476 cargos, o que representa cerca de 81% do total de cargos extintos.

 

O decreto também veda a abertura de novos concursos públicos para cargos existentes no plano de cargos técnicos e administrativos das instituições de ensino. Essa vedação engloba cerca de 20 mil cargos do Ministério da Educação e de suas instituições federais de ensino.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar