Covid-19. Investigadores vão testar eficácia de vacina contra tuberculose em profissionais de saúde | TV Aracaju The Mobile Television Network

Uma equipe de investigadores do Instituto Murdoch, na Austrália, anunciou nesta sexta-feira que vai testar em profissionais de saúde contagiados com a covid-19 uma vacina utilizada para tratar a tuberculose, de forma a verificar a eficácia na mitigação...

corona, virús, pandemia, epidemia, contágio, mortes, china, wuhan, oms, notícias, infectologistas

Covid-19. Investigadores vão testar eficácia de vacina contra tuberculose em profissionais de saúde

Publicado por: admin
28/03/2020 01:36 PM
herraez / Canva
herraez / Canva

Uma equipe de investigadores do Instituto Murdoch, na Austrália, anunciou nesta sexta-feira que vai testar em profissionais de saúde contagiados com a covid-19 uma vacina utilizada para tratar a tuberculose, de forma a verificar a eficácia na mitigação dos sintomas da doença.

 

“Embora originalmente ter sido desenvolvido para tratar a tuberculose e de ainda ser administrado a mais de 130 milhões de bebés anualmente, o BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) também aumenta o consumo de substâncias imunológicas básicas do corpo”, explicou à France-Presse, citado pela agência Lusa, um dos investigadores do Instituto Murdoch, em Melbourne.

 

O ensaio clínico vai envolver cerca de quatro mil profissionais de saúde nos hospitais australianos para verificar a capacidade desta vacina na redução dos sintomas da doença provocada pelo SARS-CoV-2.

 

O líder da equipe de investigadores, Nigel Curtis, explicou que, se o BCG atuar como é previsto, haverá “uma redução na frequência e gravidade dos sintomas” da covid-19, nos profissionais de saúde que estão infetados.

Estes testes em larga escala também serão realizados noutros países, como os Países Baixos, Alemanha ou o Reino Unido.

 

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 108.900 são considerados curados.

 

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

 

O continente europeu, com quase 275 mil infetados e 16 mil mortos, é onde está a surgir atualmente o maior número de casos. A Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 8.165 mortos em 80.539 casos registados até esta sexta-feira. Segue-se a Espanha, que regista 4.089 mortos, entre 56.188 casos de infeção confirmados.

 

A China, sem contar com os territórios de Hong Kong e Macau, conta com 81.285 casos (mais de 74 mil recuperados) e 3.287 mortes. Na quarta-feira, reportou seis mortes e 67 novos casos, todos com origem no exterior, quando o país começa a regressar à normalidade, após dois meses de paralisia.

 

Os países mais afetados a seguir à Itália, Espanha e China são o Irão, com 2.234 mortes reportadas (29.406 casos), a França, com 1.696 mortes (29.155 casos), e os Estados Unidos, com 1.178 mortes (81.321 casos). O continente africano registou até hoje 87 mortes devido ao novo coronavírus, ultrapassando os 3.200 casos, em 46 países.

 

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

 

Fonte: Planeta ZAP Lusa 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados