Mastigar chiclete pode reduzir nascimentos prematuros | TV Aracaju The Mobile Television Network

Um novo estudo científico mostrou que mascar um chiclete sem açúcar diariamente pode reduzir os nascimentos de bebés prematuros.   Segundo a Sience News, a investigação foi inspirada por pesquisas anteriores que ligavam a má saúde oral ao nascimento pr...

artigo, jornalismo, reportagens, gravidez

Mastigar chiclete pode reduzir nascimentos prematuros

Publicado por: admin
21/02/2022 06:34 PM
Agencia Brasil
Agencia Brasil

Um novo estudo científico mostrou que mascar um chiclete sem açúcar diariamente pode reduzir os nascimentos de bebés prematuros.

 

Segundo a Sience News, a investigação foi inspirada por pesquisas anteriores que ligavam a má saúde oral ao nascimento prematuro.

 

A goma contém xilitol — um químico que pode impulsionar a saúde oral — em vez do açúcar normal.

 

Entre as mulheres que mastigaram a goma xilitol, 549 das 4.349 gravidezes (12,6%) foram prematuras, de acordo com as declarações dos investigadores, na Reunião Anual de Gravidez da Society for Maternal-Fetal Medicine.

 

Isto é uma redução de 24%, em comparação com o grupo que não recebeu a pastilha. Entre essas mulheres, 878 das 5.321 gravidezes (16,5%) tiveram os bebés antes das 37 semanas.

 

A saúde oral de quem mastigou os chicletes também melhorou. Cerca de 4.000 das mulheres fizeram um exame dentário inicial e um check-up posterior.

 

As mulheres que mastigavam a gengiva reduziram a doença periodontal, uma condição em que o tecido que envolve os dentes fica infetado e inflamado, em comparação com as que não receberam a gengiva de mascar.

 

Os resultados são muito encorajadores“, afirma Kim Boggess, especialista em medicina materno-fetal na Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

 

Os investigadores “estão abordando um problema muito complexo numa área de poucos recursos, tentando utilizar uma intervenção de baixa tecnologia e de fácil aplicação”. Seria necessária mais investigação para verificar se a pastilha poderia funcionar noutros contextos, acrescenta ainda.

 

Para o novo estudo, os investigadores inscreveram cerca de 10.000 mulheres em oito centros de saúde na área metropolitana de Lilongwe, no Malawi, no sudeste africano, antes de estarem grávidas ou no início da gravidez.

 

Todas as mulheres receberam informações personalizada sobre a gravidez, para prevenir o parto prematuro e melhor a saúde oral. Cerca de metade das mulheres também receberam a goma de mascar.

 

O estudo fez parte de um projeto de uma década na região em redor de Lilongwe, que tem uma taxa de nascimento prematuro de cerca de 19,3%, uma das mais elevadas a nível mundial.

 

Em primeiro lugar, a equipa de investigação falou com membros da comunidade para saber quais os principais problemas relacionados com a gravidez.

 

Em grupos focais realizados no início do projeto, “todos os participantes sabiam de muitas mulheres que tinham sofrido de gravidez com nascimento prematuro“, diz o membro da equipa Kjersti Aagaard, especialista em medicina materno-fetal no Baylor College of Medicine e no Texas Children’s Hospital em Houston.

 

Os bebés nascidos prematuramente podem ter complicações prejudiciais aos seus pulmões, neurodesenvolvimento e riscos de saúde a longo prazo. São mais propensos a morrer no seu primeiro ano de vida.

 

Juntamente com a aprendizagem das perceções da comunidade sobre o parto prematuro, os investigadores também avaliaram a taxa de cavidades e doenças gengivais entre as mulheres grávidas e pós-parto, cerca de 70%.

 

Os estudos que encontraram uma ligação entre a doença periodontal e o nascimento prematuro remontam há algumas décadas.

 

A diversidade e a dimensão da comunidade microbiana na boca é apenas secundária em relação ao intestino.

 

Com a doença periodontal, há uma mudança na composição dessa comunidade microbiana oral, dando lugar a bactérias que causam inflamação e danificam o tecido gengival. A partir daí, as bactérias podem entrar na corrente sanguínea para alcançar outros órgãos, possivelmente a placenta.

 

Mastigar pastilha elástica de xilitol reduz as cavidades e que pode também diminuir a inflamação. Aagaard e outros investigadores estão a planear estudar mais o que está a acontecer a nível microbiano, para compreender como uma melhor saúde oral reduz o nascimento prematuro.

 
 

A equipa também quer acompanhar o desenvolvimento neurológico das crianças nascidas cedo e das que nasceram a tempo, no seu estudo.

 

“Por mais rentável que seja uma intervenção, ainda queremos ter a certeza de que está a fazer a diferença na vida de alguém“, conclui Aagaard.

Originalmente Publicado por: Planeta  ZAP //

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar