Gás de cozinha: um dos serviços que mais impactaram o bolso brasileiro em 2021 | TV Aracaju The Mobile Television Network

Gasto médio anual da classe DE com o insumo cresceu 25% no ano passado   Cozinhar está mais caro para os brasileiros. O repasse de preço da Petrobras para as distribuidoras de gás (16%), consequência dos efeitos da guerra na Ucrânia em todo o mundo, já...

artigo, jornalismo, reportagens, pesquisa

Gás de cozinha: um dos serviços que mais impactaram o bolso brasileiro em 2021

Publicado por: admin
16/03/2022 03:22 PM
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Gasto médio anual da classe DE com o insumo cresceu 25% no ano passado

 

Cozinhar está mais caro para os brasileiros. O repasse de preço da Petrobras para as distribuidoras de gás (16%), consequência dos efeitos da guerra na Ucrânia em todo o mundo, já impacta diretamente o consumidor, que começa a ver um vertiginoso aumento do preço do botijão de gás em todo o país.

 

Esse aumento não vem de hoje. Gás de cozinha foi um dos serviços públicos que mais pesaram no bolso do consumidor brasileiro em 2021. Classes mais baixas foram as mais prejudicadas com esse aumento - o gasto médio anual dessas famílias com o insumo cresceu 25% na comparação com 2020.  É o que mostra o relatório Domestic View 2022, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, que traça um panorama do bolso do brasileiro durante a pandemia.

 

Em 2021 o gasto do brasileiro com gás de cozinha subiu 2 pontos percentuais em relação a 2020, representando 17% do total desembolsado com serviços públicos (energia elétrica, água e esgotos, gás encanado, telefone fixo, gás de botijão, taxas). Na classe DE o valor destinado para a compra de gás saltou de 18% do total das despesas com serviços públicos no lar em 2020 para 22% em 2021. Na classe C, o incremento foi de 15% para 17% e na classe AB subiu 1 ponto percentual, de 12% para 13%.

 

Segundo o relatório, energia elétrica representa a maior parte das despesas do brasileiros com serviços públicos, representando cerca de metade desses gastos (52%), seguido de água e esgoto com 23%, com variação de -1 ponto percentual e +1 ponto percentual,  respectivamente, de 2020 para 2021.

 

O estudo DomesticView foi realizado com 4.915 domicílios brasileiros, que representam mais de 58 milhões de lares, no mês de outubro de 2021.

 

Sobre a Kantar                                                                                      

Kantar é líder global em dados, insights e consultoria

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar