Receita começa a pagar restituição nesta terça-feira (31) | TV Aracaju The Mobile Television Network

O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda será destinado aos grupos prioritários   A restituição do Imposto de Renda 2022 começa nesta terça-feira (31). O pagamento é uma devolução dos tributos pagos a mais pelos brasileiros ao longo de 2021, ...

economia, mercado, empreendedorismo, imposto, receita

Receita começa a pagar restituição nesta terça-feira (31)

Publicado por: admin
31/05/2022 10:49 AM
Divulgação
Divulgação

O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda será destinado aos grupos prioritários

 

A restituição do Imposto de Renda 2022 começa nesta terça-feira (31). O pagamento é uma devolução dos tributos pagos a mais pelos brasileiros ao longo de 2021, e será realizado em cinco lotes, entre maio e setembro. O primeiro lote contemplará os contribuintes que pertencem aos grupos prioritários e pagará um total de R$ 6,3 bilhões.

 

O primeiro lote pagamento da restituição será pago a 3.383.969 cidadãos que têm prioridade estabelecida por lei.

 

RESTITUIÇÃO: grupos prioritários


Idosos acima de 80 anos (226.934 contribuintes)
Idosos entre 60 e 79 anos (2.305.412 contribuintes) 
Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave (149.016 contribuintes) 
Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério (702.607 contribuintes)
Para se certificar de que pertence a esses grupos prioritários, o cidadão pode acessar o site da Receita Federal, e conferir na aba “Meu Imposto de Renda”, ou consultar diretamente no aplicativo da receita para tablets e smartphones.

 

A pedagoga Hellen Cristina, de 46 anos, conta que o dinheiro da restituição vem em ótima hora. “Neste início de ano, a gente teve muita despesa com escola, IPVA, IPTU, e quando a restituição vem, já na metade do ano, alivia bastante as dívidas”, explica. 

 

Indo além de sua situação pessoal, a pedagoga comenta que, perante o contexto econômico que o país vive, esse dinheiro extra é uma necessidade do brasileiro. “A conjuntura econômica do Brasil, devido à pandemia, mostra que as pessoas estão precisando de uma renda a mais neste período do ano”, destacou Hellen. 

 

RESTITUIÇÃO: pagamento
A Receita Federal realizará o pagamento da restituição diretamente na conta bancária informada na declaração enviada pelo contribuinte. Além disso, na declaração deste ano, os cidadãos puderam indicar a chave Pix, no modo CPF, para receber os valores disponíveis. A novidade facilitou a transação, uma vez que a declaração possuía uma lista limitada de instituições que fazem parte da rede arrecadadora de receitas federais.

 

Caso o contribuinte não receba a restituição, por motivos como “conta encerrada”, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil (BB), e o cidadão poderá entrar em contato com a instituição para reagendar o resgate do crédito. 

 

RESTITUIÇÃO: Qual a melhor forma de utilizar o dinheiro? 

A pedagoga Hellen afirma que costuma deixar o dinheiro da restituição guardado para gastos futuros, eventuais ou emergenciais. “Eu costumo sempre deixar o valor da minha restituição como um fundo reserva, coloco o dinheiro na poupança”

 

No entanto, esse não é o cenário de todos os brasileiros: muitos contam com o dinheiro para sanar dívidas. Sobre isso, a economista especialista em finanças, Catharina Sacerdote, afirma que o ideal é que a pessoa faça um calendário financeiro para entender as dívidas que precisam ser pagas.

 

“Se há a necessidade de efetuar um gasto com esse dinheiro, eu recomendo que a pessoa faça uma planilha, olhando para todos os meses desse ano, considerando tudo que vai receber e se em algum mês vai faltar recurso”, comentou a especialista. 

 

Além disso, a economista afirma que, se a dívida for muito grande, como cheque especial ou cartão de crédito, o ideal é que a pessoa se organize para utilizar a restituição para quitá-la e não gastar com supérfluos. 

 

Os demais lotes para pagamento da restituição do imposto de renda estão previstos para 20 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro. 


Fonte: Brasil 61 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar