Codeína e ibuprofeno são uma combinação perigosa. | TV Aracaju The Mobile Television Network

EMA alerta após várias mortes na Europa   A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) alerta contra medicamentos que combinam codeína e ibuprofeno. Várias mortes relacionadas ao uso prolongado desses analgésicos foram relatadas na Europa.   A codeína com ...

drogas, fármacos, farmácia, comprimidoscodeina

Codeína e ibuprofeno são uma combinação perigosa.

Publicado por: admin
15/10/2022 12:06 PM

EMA alerta após várias mortes na Europa

 

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) alerta contra medicamentos que combinam codeína e ibuprofeno. Várias mortes relacionadas ao uso prolongado desses analgésicos foram relatadas na Europa.

 

A codeína com ibuprofeno é uma combinação de um opióide e um agente anti-inflamatório usado para tratar a dor. No entanto, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) alerta que o uso frequente desses tipos de drogas “pode levar ao abuso e dependência devido ao teor de codeína”.

 

Se usada "doses mais altas" do que o recomendado ou por "períodos de tempo mais longos", a combinação pode danificar os rins, impedindo-os de remover adequadamente os ácidos do sangue (o que pode causar acidose tubular renal).

 

Além disso, como explica a EMA, a insuficiência renal pode causar hipocalemia, que é níveis muito baixos de potássio no sangue. Isso, por sua vez, pode levar a sintomas como fraqueza muscular e tontura.

 

Codeína e ibuprofeno. A EMA está pedindo que os efeitos colaterais sejam adicionados às bulas e ao status dos medicamentos prescritos


Por isso, a Agência insta as empresas farmacêuticas a acrescentar esses riscos à lista de efeitos colaterais das bulas.

 

O Comité de Avaliação do Risco de Farmacovigilância ( PRAC ) da EMA observou que alguns destes medicamentos estão disponíveis sem receita em alguns países da UE. Lá, também, a maioria das mortes foi registrada.

 

O Comitê considerou que o status de prescrição do medicamento poderia ser eficaz para minimizar o risco de abuso e dependência de produtos de codeína e ibuprofeno.

 

Editado por Mike Nelson

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar