O câncer com menos de 50 anos está aumentando globalmente – por quê? | TV Aracaju The Mobile Television Network

Sabemos o que precisamos fazer para reduzir nosso risco de contrair câncer, certo? Use FPS, pare de fumar, evite alimentos processados, mantenha a forma, perca peso e durma o suficiente.    Mas e se muito do que causa câncer já aconteceu em nossos prim...

câncer, bexiga, pancreas, bucal, próstata, roncar, ressonar, idade

O câncer com menos de 50 anos está aumentando globalmente – por quê?

Publicado por: admin
07/11/2022 03:13 PM
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Sabemos o que precisamos fazer para reduzir nosso risco de contrair câncer, certo? Use FPS, pare de fumar, evite alimentos processados, mantenha a forma, perca peso e durma o suficiente. 

 

Mas e se muito do que causa câncer já aconteceu em nossos primeiros anos, ou pior ainda, antes de nascermos? Um estudo recente do Brigham and Women's Hospital e da Universidade de Harvard diz que pode ser o caso, especialmente em cânceres que ocorrem antes dos 50 anos (câncer de início precoce).

 

A descoberta mais importante deste estudo, publicado na Nature Reviews Clinical Oncology, é que as pessoas nascidas após 1990 são mais propensas a desenvolver câncer antes dos 50 anos do que as pessoas nascidas, por exemplo, em 1970. O que significa que os jovens serão mais sobrecarregados pelo câncer do que gerações passadas, com os efeitos indiretos sobre a saúde, a economia e as famílias.

 

O que estamos expostos no início da vida pode afetar nosso risco de desenvolver câncer mais tarde na vida, e esta revisão das tendências do câncer analisa como esses fatores podem afetar os cânceres de início precoce. Quais exposições importam no início da vida ainda não estão totalmente claras, mas as principais incluem dieta, estilo de vida, meio ambiente e a coleção de bactérias que vivem em nosso intestino (o microbioma).

 

Ao observar um grande número de pessoas, os pesquisadores podem ver que os hábitos alimentares e de estilo de vida são formados cedo na vida. Isso é visto na obesidade, onde as crianças obesas são mais propensas a se tornarem adultos obesos . Como a obesidade é um fator de risco conhecido para o câncer, conclui-se que esses adultos provavelmente desenvolverão câncer em idade mais precoce, possivelmente porque foram expostos ao fator de risco por mais tempo.

 

É claro que alguns desses cânceres de início precoce são detectados por meio de melhores programas de rastreamento e diagnóstico precoce, o que contribui para o aumento do número de novos cânceres diagnosticados anualmente em todo o mundo. Mas essa não é a história toda.

 

Os cânceres de início precoce têm assinaturas genéticas diferentes em comparação com os cânceres de início tardio e são mais propensos a se espalharem do que os cânceres diagnosticados mais tarde. Isso significa que esses cânceres podem precisar de diferentes tipos de tratamento e de uma abordagem mais personalizada, adaptada à idade do paciente no momento em que o câncer se desenvolveu.

 

Bactérias intestinais

O estudo de Brigham analisou 14 tipos de câncer e descobriu que a composição genética do câncer e a agressão e o crescimento do câncer eram diferentes em pacientes que o desenvolveram antes dos 50 anos em comparação com aqueles que desenvolveram o mesmo câncer após os 50 anos.

 

Isso parecia ser mais proeminente em vários tipos de câncer de intestino (colorretal, pancreático, estômago). Uma possível razão para isso está relacionada à nossa dieta e microbioma.

 

As bactérias intestinais são alteradas por dietas ricas em açúcar, antibióticos e amamentação. E à medida que os padrões dessas coisas mudam na sociedade ao longo do tempo, o mesmo acontece com as bactérias em nosso intestino. Isso pode apoiar a implementação de impostos sobre o açúcar, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde .

 

As bactérias intestinais são alteradas por uma dieta rica em açúcar. Oleksandra Naumenko/Shutterstock

 

Se nossas células saudáveis ​​são programadas no útero, as células que causam câncer também podem. Sabe-se que a dieta materna, a obesidade e as exposições ambientais, como poluição do ar e pesticidas, aumentam o risco de doenças crônicas e câncer .

 

Por outro lado, restrições severas na ingestão de alimentos na gravidez, como visto na fome, aumentam o risco de câncer de mama na prole . Ambas as descobertas teriam implicações diferentes para as abordagens sociais para reduzir o risco de câncer.

 

Como hematologista, cuido de pacientes com mieloma múltiplo, que é um câncer incurável no sangue que geralmente afeta pacientes com mais de 70 anos. apenas parcialmente explicado por uma melhor triagem. Este estudo sinaliza a obesidade como um importante fator de risco para a doença de início precoce, mas claramente existem outros fatores de risco ainda a serem descobertos.

 

Compreender o que faz o câncer de início precoce, quais exposições realmente importam e o que pode ser feito para preveni-los são alguns dos primeiros passos para desenvolver estratégias de prevenção para as gerações futuras.

 

Com informações do The Conversation

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar