O que é celulite? Um dermatologista explica | TV Aracaju The Mobile Television Network

A erupção rosa avermelhada se espalha rapidamente   Sua pele geralmente desvia qualquer bactéria que encontra, protegendo você de todos os tipos de infecções. No entanto, quando você recebe uma picada de inseto ou uma erupção cutânea, algumas dessas ba...

dermatologia, pele, verrugas, celulite, saúde

O que é celulite? Um dermatologista explica

Publicado por: admin
13/11/2022 03:38 PM
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

A erupção rosa avermelhada se espalha rapidamente

 

Sua pele geralmente desvia qualquer bactéria que encontra, protegendo você de todos os tipos de infecções. No entanto, quando você recebe uma picada de inseto ou uma erupção cutânea, algumas dessas bactérias podem se infiltrar, causando sérias consequências.

 

Por exemplo, você pode desenvolver celulite – é a infecção mais comum que ocorre quando as bactérias rompem a barreira da pele . Estima-se que 1 em 503 pessoas, ou 0,2%, da população tenha essa dolorosa erupção vermelha a cada ano . Pode acontecer após uma mordida ou corte ou se sua pele ficar tão seca que racha e sangra .

 

Quando a infecção acontece, a área fica dolorida, inchada, firme e quente . Esses sintomas podem se desenvolver rapidamente, às vezes em menos de 24 horas . Geralmente afeta os pés ou as pernas, mas pode afetar qualquer parte do corpo – até mesmo o rosto. Você pode ver listras vermelhas ou bolhas na área afetada, e a pele pode ficar ondulada e, acima de tudo, muito sensível.

 

A maioria das pessoas que tem celulite são adultos de meia-idade ou mais velhos , mas crianças e adultos mais jovens também podem ter. Além da idade e da má sorte, os fatores de risco incluem excesso de peso ou um sistema imunológico enfraquecido por diabetes, câncer ou HIV/AIDS. Problemas de circulação, como inchaço de longa data nas pernas , também tornam as pessoas suscetíveis.

 

Micrografia eletrônica de varredura da bactéria Staphylococcus aureus (ouro) fora de um glóbulo branco (azul) 
BSIP/Universal Images Group via Getty Images

 

Uma variedade de bactérias diferentes pode causar celulite. Um dos culpados mais comuns é o Staphylococcus aureus – muitas vezes chamado de “staph”. Outra comum é a mesma bactéria responsável pela faringite estreptocócica: Streptococcus pyogenes do grupo A.

 

A celulite é uma infecção das camadas mais profundas da pele, e você não pode pegá-la de outra pessoa .

 

Se você conseguir, seu médico irá prescrever antibióticos e a condição deve melhorar dentro de um ou dois dias . No entanto, a vermelhidão pode levar até quatro semanas para desaparecer completamente. Não se assuste se a sua pele ficar ligeiramente escamosa, escamosa ou enrugada à medida que a inflamação cura .

 

Procure atendimento de emergência se a área afetada não parecer estar melhorando em três dias, se você tiver uma febre de mais de 100,4 graus Fahrenheit, desenvolver outros sintomas semelhantes aos da gripe, a vermelhidão e a dor piorarem rapidamente ou um abscesso se formar .

 

Para prevenir a celulite, proteja sua pele usando roupas apropriadas. Você também deve lavar a pele imediatamente após uma lesão com água e sabão. Se você tende a ter a pele seca, use hidratantes para evitar rachaduras.

 

Por que a celulite é importante

A celulite pode se tornar muito grave.

Se não for tratada, pode se espalhar para os gânglios linfáticos ou sangue, causando uma condição com risco de vida chamada sepse . A sepse pode afetar e até mesmo desligar os órgãos internos , o que pode ser fatal . As bactérias também podem se espalhar para os ossos ou para o coração assim que entram no sangue, com possíveis consequências a longo prazo .

 

Médicos e outros médicos podem diagnosticar a celulite examinando sua pele. Em alguns casos, os médicos podem fazer cultura ou amostrar as bactérias da pele ou do sangue para encontrar o culpado. Ocasionalmente, pode haver preocupação de que ele forme bolsões mais profundos de infecção. Nesses casos, o médico pode solicitar uma tomografia computadorizada ou um exame de ultra -som .

 

É celulite ou outra coisa?

Assim como existe o perigo de não pegar celulite antes que ela cause problemas mais sérios, também existe o risco de outras doenças serem confundidas com celulite. Essa confusão é algo que frequentemente vemos como dermatologistas.

 

A dermatite de estase , que é causada pelo inchaço das pernas das válvulas das veias com vazamento, é a condição mais comum que se parece com a celulite. Felizmente, os dois geralmente podem ser distinguidos, pois a dermatite de estase tende a afetar as duas pernas. A celulite quase sempre afeta apenas uma perna ou braço de cada vez.

 

Um hematoma , uma coleção de sangue coagulado sob a pele ou outras áreas, também pode ocasionalmente imitar a celulite. Assim como a gota , uma forma de artrite. Como a celulite, pode ser vermelha e dolorosa. No entanto, a gota ocorre mais comumente em uma articulação.

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados