Recuperar áreas degradadas em Sergipe ajuda no combate à desertificação | TV Aracaju The Mobile Television Network

Os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo ficam no Alto Sertão Sergipano, a cerca de 200 quilômetros da capital do estado, Aracaju. Ambos os municípios têm baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Apesar da proximidade co...

onu, direitos, humanos, desertificação

Recuperar áreas degradadas em Sergipe ajuda no combate à desertificação

Publicado por: admin
10/07/2018 07:29 PM
ONU/Divulgação
ONU/Divulgação

Os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo ficam no Alto Sertão Sergipano, a cerca de 200 quilômetros da capital do estado, Aracaju. Ambos os municípios têm baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) — 0,567 e 0,529, respectivamente —, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil, de 2010. Apesar da proximidade com o rio São Francisco, um dos problemas mais sérios dos moradores desses municípios é a desertificação e a degradação da terra, agravadas pelos efeitos da seca.

 

O manejo adequado dos solos é fundamental para que os pequenos agricultores locais possam conviver de forma harmônica com o semiárido, a partir da preservação do meio ambiente e de uma produção sustentável. O uso sustentável dos recursos existentes na região e a recuperação de áreas degradadas são indispensáveis para a sustentabilidade ambiental, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento dos habitantes desses municípios.

 

É nesse contexto que faz toda a diferença o projeto Manejo do Uso Sustentável de Terras do Semiárido do Nordeste Brasileiro (Sergipe), implementado por meio de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, o Governo do Estado de Sergipe e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF).

 

Fonte: ONU

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados