Câncer de Pênis: Uma realidade prevenível com cuidados simples | TV Aracaju The Mobile Television Network

Câncer de Pênis, Prevenção Higiene, Genital, Educação em Saúde, Ministério da Saúde, Amputações Genitais, Diagnóstico Precoce, Conscientização Saúde Masculina, Oncologia Mortalidade, Estilo de Vida Saudável, Consultas Regulares Brasil, Água e Sabão,

cãncer, pênis, diagnósticos, próstata, pênis, testículo, urologia, ronco, oncoguia, oncologia, apneia, garganta, odontologia, bucal

Câncer de Pênis: Uma realidade prevenível com cuidados simples

Publicado por: admin
16/02/2024 03:17 PM
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Água e sabão, simples assim

 

Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado uma preocupante estatística de câncer de pênis, com números alarmantes registrados pelo Ministério da Saúde. De 2012 a novembro de 2022, foram reportados 21.766 mil casos da doença, resultando em 6.456 mil amputações do órgão genital masculino no período de 2013 a 2023, com uma média anual de aproximadamente 600 amputações. Essa triste realidade culminou em mais de 4 mil mortes relacionadas ao câncer de pênis entre 2011 e 2021.

 

O cenário torna-se ainda mais impactante quando consideramos que o câncer de pênis é o único tipo de câncer que pode ser evitado com algo tão simples quanto água e sabão. É uma triste constatação de que a maioria dos casos poderia ser prevenida com práticas básicas de higiene genital.

 

Conversamos com o Dr.Elizio Neto, Urologista e especialista em oncologia, que enfatizou a importância da higienização correta do pênis como uma medida eficaz na prevenção do câncer. Ele ressaltou que, na maioria dos casos, a doença está relacionada à falta de higiene adequada, o que pode levar a complicações sérias.

 

Prevenção acessível e simples: Água e sabão:

A mensagem principal é clara: a prevenção do câncer de pênis está ao alcance de todos, e a receita é tão simples quanto água e sabão. O Dr. Elizio explica que manter uma rotina regular de higiene genital, com atenção especial à limpeza do prepúcio, pode ser crucial na prevenção dessa condição.

 

Conscientização e educação:

É imperativo intensificar esforços de conscientização e educação sobre a importância dos cuidados com a higiene genital. Com informações claras e acessíveis, podemos reduzir significativamente o número de casos de câncer de pênis e, consequentemente, as amputações e mortes associadas a essa doença.

 

Consultas regulares e diagnóstico precoce:

Além dos cuidados diários, o Dr. Elizio Neto destaca a importância das consultas regulares com profissionais de saúde. O diagnóstico precoce é crucial para o tratamento eficaz da doença, e qualquer sinal de anormalidade deve ser prontamente comunicado ao médico.

 

O câncer de pênis não deve ser subestimado, mas, com a conscientização e a adoção de práticas simples de higiene, podemos virar o jogo contra essa doença prevenível. Todos os homens devem estar cientes da importância desses cuidados básicos, e a sociedade como um todo deve se unir para garantir que a informação alcance a todos os cantos, promovendo uma mudança positiva na saúde masculina. A prevenção começa com cada um de nós, e é hora de tomar medidas para reverter essa preocupante realidade.

 

Ronaldo S.

Conteudista da The Mobile Television Network




Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar