Webinar sobre imunoterapia no tratamento do câncer | TV Aracaju The Mobile Television Network

Webinar traz palestras e discussões sobre imunoterapia no tratamento do câncerEvento gratuito esclarece como a imunoterapia estimula o sistema imunológico do paciente e pode impedir, em alguns casos, o avanço da doença   Em 28 de agosto, a partir das 1...

saúde, câncer, imunoterapia, tratamento, mama, seios

Webinar sobre imunoterapia no tratamento do câncer

Publicado por: admin
23/08/2018 08:30 AM
Divulgação
Divulgação

Webinar traz palestras e discussões sobre imunoterapia no tratamento do câncer

Evento gratuito esclarece como a imunoterapia estimula o sistema imunológico do paciente e pode impedir, em alguns casos, o avanço da doença

 

Em 28 de agosto, a partir das 13h30, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) realiza o webinar “Imunoterapia: O Que Você Precisa Saber”. Com investimento social da Merck e apoio do Hospital Moinhos de Vento, o evento é gratuito mediante inscrição e tem o objetivo de informar e esclarecer as principais dúvidas sobre a imunoterapia, estratégia que vem inovando na maneira de tratar o câncer.



Uma das características da doença, que a torna difícil de ser combatida, é a capacidade de enganar o sistema imunológico.  A modalidade mais inovadora da imunoterapia, ou imunomodulação, busca reverter isso, ensinando o corpo a identificar como ameaças as células doentes de se proliferarem ou ainda fornecendo mecanismos mais eficazes para combatê-las. Eleita pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) como o maior avanço contra o câncer em 2017, a imunomodulação aplicada à oncologia, é um tratamento inovador, mas que ainda está em desenvolvimento.



Para que os pacientes sintam-se cada vez mais empoderados e exerçam papel ativo nas decisões sobre seu diagnóstico e tratamento, é necessário que estejam bem informados sobre as alternativas disponíveis. “A oncologia, nos últimos anos, aumentou o ritmo da evolução em relação a tratamentos. Diferente de outras terapias, a imunoterapia pode não mirar no câncer diretamente, mas no sistema imunológico, para que ele mesmo detecte e combata a doença. Há evidências de que o tratamento funciona contra vários tipos de câncer, porém é importante ressaltar que, na maior parte dos casos, a imunomodulação ainda está em fase de pesquisas clínicas”, afirma Maira Caleffi, mastologista e presidente voluntária da FEMAMA.



Historicamente, a imunoterapia precede o desenvolvimento da quimioterapia. Existem formas de imunoterapia que fazem uma estimulação inespecífica do sistema imunológico, como o BCG, o interferon e as interleucinas. Numa fase seguinte, desenvolveram-se anticorpos monoclonais contra alvos tumorais específicos e estimulação direta de células do sistema imunológico, que hoje já fazem parte do arsenal terapêutico contra vários tipos de cânceres, sendo utilizadas em alguns casos de câncer de mama, de pulmão, melanoma, sarcomas, câncer de bexiga, de células renais, colorretal, neoplasias hematológicas (linfomas, leucemias e mieloma).



Para discutir as principais questões relacionadas aos tratamentos, o encontro contará com palestras ministradas por médicos, nas quais serão abordadas as perspectivas de tratamento, além do papel de profissionais de saúde e pacientes para contribuir com a consolidação de avanços da oncologia contemporânea. O webinar é voltado a pacientes com todos os tipos de câncer, profissionais de saúde e associações de pacientes em todo o Brasil. Para participar, acesse: https://bit.ly/2KIaW0H



Webinar “Imunoterapia: O Que Você Precisa Saber”
Data: 28 de agosto
Horário: 13h30 às 15h
Inscriçõeshttps://bit.ly/2KIaW0H

Programação:
13h30    Abertura
Dr. Maira Caleffi, Mastologista e presidente Voluntária da FEMAMA
 
13h40 Oncologia Contemporânea: conceitos básicos de imunoterapia e imuno-oncologia
Temas: conceitos básicos para o entedimento do tema e como funciona a imunoterapia, o que é imuno-modulação
Dr. Sérgio Roithmann, Oncologista
 
13h55 Impacto da imunoterapia no tratamento oncológico
Temas: benefícios em expectativa de vida, remissão da doença, qualidade de vida.
Dra. Alessandra Morelle, Oncologista
 
14h10 Perspectivas da imunoterapia para o tratamento de tumores sólidos
Temas: Quais os tratamentos imunoterápicos disponíveis atualmente e quais estão em pesquisa?
Dr. Carlos Barrios, Oncologista
 
14h25 Acesso à Imunoterapia: Barreiras e Perspectivas
Temas: Custo da imunotrerapia, processo de aprovação na ANS e SUS, o que já está sendo feito, o que pode ser feito.
Dra. Maira Caleffi, Mastologista e Presidente Voluntária da FEMAMA
 
14h40  Discussão
Todos os palestrantes
 
15h  Encerramento

Sobre a FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, influenciando políticas públicas para defender direitos de pacientes, ao lado de 74 ONGs de apoio a pacientes associadas em todo o país. A FEMAMA foi a primeira instituição a trazer o Outubro Rosa de forma organizada para o Brasil, em 2008, com ações em diversas cidades, em parceria com ONGs associadas.

Conheça nosso trabalho: www.femama.org.br

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados