Não faça do seu corpo um açucareiro. Como reverter a diabetes sem medicamentos | TV Aracaju The Mobile Television Network

Revertendo a Diabetes, Controle da glicemia, Dieta equilibrada, Exercício físico, Resistência à insulina, Açúcar refinado, Diabetes tipo 2, Saúde metabólica, Alimentação saudável, Estilo de vida ativo, tv aracaju, mike nelson

diabetes, glicemia, insulina, açucares, frutoses, refrigerantes, glicose, remissão, reversão, controle

Não faça do seu corpo um açucareiro. Como reverter a diabetes sem medicamentos

Publicado por: admin
29/02/2024 09:00 PM
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Revertendo a Diabetes: Uma abordagem sem medicamentos

 

O consumo prolongado de açúcar ao longo dos anos é como encher um açucareiro gradualmente, levando ao desenvolvimento da diabetes. Esta condição metabólica, que quadruplicou em incidência nas últimas quatro décadas, resulta da acumulação de açúcar nas células, causando resistência à insulina.

 

A insulina, responsável por transportar açúcar para as células, torna-se menos eficaz quando há excesso de açúcar no organismo. A diabetes tipo I, uma doença autoimune, envolve a destruição das células produtoras de insulina. Já a diabetes tipo II está associada a fatores genéticos e de estilo de vida, como excesso de peso e dieta desequilibrada.

 

A principal estratégia convencional para tratar a diabetes envolve injeções regulares de insulina ou medicação com metformina, que reduzem temporariamente os níveis de glicose, mas não abordam a causa principal: o excesso de açúcar no organismo.

 

Reverter a diabetes requer a redução significativa do açúcar refinado na dieta. O açúcar refinado, sem valor nutricional, leva a picos de insulina, favorecendo a resistência a longo prazo. Optar por carboidratos mais saudáveis, como fibras, que liberam glicose gradualmente, é fundamental.

 

Uma dieta equilibrada, controlando também a ingestão de proteínas, é essencial. O excesso de proteína pode converter-se em glicose, aumentando os níveis no corpo. As gorduras, especialmente as saudáveis como as encontradas em azeite, abacate e peixes ricos em ômega-3, têm impacto mínimo nos níveis de glicose.

 

O exercício físico regular, tanto aeróbico quanto de resistência, desempenha um papel vital na regulação dos níveis de glicose. Ao aumentar a demanda por energia nas células, o exercício ajuda a diminuir a glicemia.

 

Assim, uma abordagem holística, envolvendo mudanças na dieta, exercícios físicos regulares e controle do consumo de açúcar, oferece uma estratégia eficaz para reverter a diabetes sem depender exclusivamente de medicamentos."

 

Mike N.

Conteudista da The Mobile Television Network

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados